Escanção ou Sommelier

roteiro-de-sabores-escancao-sommelier

A profissão surgiu em França, antes do século XVII e ao longo dos tempos tem tido uma enorme evolução, de forma a satisfazer as necessidades e exigências dos apreciadores de vinhos, a que não é alheio o aparecimento de novos países produtores de vinho, o chamado novo mundo, com novos produtos, que se distinguem pela qualidade e diversidade e, em muitos casos, com excelente relação qualidade/preço, na economia do vinho.

O Escanção

O Escanção é um conhecedor profundo do mundo dos vinhos, fruto da exigência dos Enófilos, e da evolução do seu conhecimento este estende-se, hoje, ao mundo das cervejas e outras bebidas alcoólicas ou fermentadas, desenvolve a sua atividade profissional, em regra, nas salas dos restaurantes.

No entanto, hoje, para se ser considerado, um verdadeiro Escanção ou Sommelier é preciso muito mais do que a simples paixão, é necessário formação e muito estudo.

Funções do Escanção

Como funções essenciais da profissão destacamos a gestão e apresentação da carta de vinhos e o aconselhamento ao Cliente (Enófilo) da melhor opção para a conjugação do vinho com a refeição, proporcionando-lhe assim verdadeiros momentos de prazer.

No âmbito desta gestão é hoje frequente, ao nível dos restaurantes de topo onde estes vão exercendo a sua atividade, infelizmente, ainda não generalizada, ser o Escanção o responsável pela criação do portefólio da garrafeira do restaurante, o que implica uma seleção rigorosa de vinhos, a que acresce a gestão das quantidades adequadas com vista à obtenção do melhor retorno económico, factor determinante aos olhos atentos dos proprietários dos restaurantes.

No próximo artigo, vamos continuar a falar dos intervenientes no mundo do vinho abordando outro interveniente muito importante o Enófilo.

Vinhos e a Roteiro de Sabores

A Roteiro de Sabores é uma empresa dedicada à venda de produtos nacionais de qualidade superior, sendo a sua especialidade a criação de cabazes, capazes de surpreender todos os gostos e destinados a qualquer momentos comemorativo, seja um cabaz mais gourmet, seja um cabaz preparado pela Roteiro através da sua experiência, ou até mesmo um cabaz feito por si e à sua medida.

Leia este e outros artigos de interesse no Tumblr, Sapo ou Blogger.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s