Enófilo

roteiro-de-sabores-enofilo.jpg

O Enófilo é uma pessoa que gosta de provar e/ou degustar vinhos, faz deste acto um verdadeiro cerimonial/ritual, o qual tem em vista apreciar o vinho, fazendo muitas vezes experiências com vista a obter a melhor relação entre o vinho e a comida.

Em regra é um “aventureiro”, com pés bem assentes no chão, sabe o que faz e procura, no sentido de gostar de provar novos vinhos, novas castas, vinhos de novas regiões ou vinhos produzidos em regiões conhecidas, fazendo uso de castas que são tidas como não adequadas ao terroir da região, no fundo, procura algo que o surpreenda, neste aspeto, podemos dizê-lo, distingue-se do consumidor comum, este, em regra, fiel a um tipo de vinho, muitas vezes à marca, adega, cooperativa ou quinta.

Falamos em cima do carater “aventureiro” do Enófilo, no entanto, esta descrição não o torna um solitário, antes pelo contrário, os Enófilos são propensos à partilha das suas experiências com os amigos.

O Enófilo não tem, necessariamente, que ser um profissional da área, antes um apaixonado pelo vinho, esta sim a sua principal característica.

Em conclusão, falamos em artigos anteriores do Enólogo e do Escanção, em relação a estes talvez não tenhamos oportunidade de, algum dia, podermos vir a sê-lo, mas nada nos impede de sermos um Enófilo, para isso basta ter alguma paixão, papilas e palato afinados e uma boa garrafeira, deixamos aqui algumas sugestões, para a descoberta do mundo do vinho.

Leia este e outros artigos de interesse no Tumblr, Sapo e Blogger.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s