A Degustação de Vinhos…

roteiro-de-sabores-degustacao-vinho.jpg

A degustação de vinho vai muito para além do simples consumo da bebida. A Degustação é sinónimo de provar ou tomar o gosto de algo, ou seja, extrair do vinho, através dos nossos orgãos dos sentidos, as suas caracteristicas. Este ato pressupõe, ainda, outro tipo de conhecimentos, que não apenas caracteristicas inatas daquele que degusta ou uma aprendizagem quanto à forma e/ou objetivos de quem pretende conhecer o vinho.

Uma boa degustação pressupõe a existência de condições adequadas para o efeito. Neste particular é da maior relevância a temperatura a que o vinho irá ser servido,  as condições a que foi sujeito, nomeadamente o armazenamento e o copo onde será provado.

Não menos relevante, é o local ou meio ambiente onde esta prova/degustação é efetuada, um local apropriado, necessita de uma boa iluminação e ausência de odores.

Para a degustação dos vinhos recomenda-se a utilização de água mineral (com ou sem gás) e pão, que deverão ser consumidos entre vinhos.

 

As Fases de Degustação

As fases de degustação, a divisão mais comum, compreende três etapas, a fase visual, olfativa e gustativa, necessariamente por esta ordem.

O primeiro contato com o vinho é visual, o segundo olfactivo e, por último, o contato gustativo que irá permitir a analise aprofundada de alguns aspectos, como a intensidade, a qualidade, o equilíbrio e a persistência do vinho em apreço.

Referimos, acima, a importância do copo para a degustação do vinho, é igualmente relevante a maneira de segurar o mesmo, o qual deve ser, impreterivelmente seguro pela base ou pela haste e nunca pelo corpo do copo, de maneira a não alterar a temperatura do vinho e não sujar o copo, prejudicando a análise visual.

Nos próximos artigos vamos debruçar-nos de forma mais pormenorizada sobre as fases da degustação.

Aproveitamos para os convidar a visitar o nosso website e conheça os nossos produtos e cabazes.

Leia este e outros artigos de interesse no Tumblr, Sapo e Blogger.

One comment

  1. Pingback: Análise Visual | Roteiro de Sabores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s