Docaria Tradicional I

docaria-tradicional-1

Doçaria Tradicional

Existem diversas áreas onde a excelência dos produtos portugueses se destaca, no entanto, será justo realçar algumas, entre estas está a Doçaria Tradicional.

A Roteiro de Sabores incluí nos seus cabazes de Natal alguns produtos que se destacam nesta área, pelo que, deixamos apenas algumas sugestões de produtos regionais que podem acrescentar qualidade e requinte ao seu cabaz.

Ameixas D’Elvas tem uma área geográfica delimitada de produção e a sua Denominação de Origem reconhecida e Protegida. Cultivada no Alto-Alentejo interior desde há alguns séculos, tem na variedade de ameixeira “Rainha Cláudia Verde”, a sua própria identidade. As condições ecológicas da região (Portalegre) tornam-na diferente das produzidas em outras regiões. É um exemplo perfeito de adaptação aos solos e clima da região.

É no Alto Alentejo que, exclusivamente nesta região, são produzidos os frutos certificados com a Denominação de Origem AMEIXAS D’ELVAS.

As Ameixas D’Elvas confitadas são um dos mais antigos produtos da doçaria tradicional portuguesa. Tem na sua origem a “mão” da docaria conventual e são o complemento ideal para outro ex-libris da doçaria tradicional portuguesa, a Sericaia.

Os Figos Pingo de Mel “Casa das Rendufas” são outro genuíno produto tradicional português, fruto de uma velha receita de familia, a sua elaboração é 100% artesanal sendo ideal para acompanhar, por exemplo, requeijão, ou pratos mais requintados.

As Pêras Borrachonas ou Pêras Bêbedas, frutas em calda, de entre um conjunto infindável de sobremesas tradicionais presentes no cardápio da nossa gastronomia, ocupam um digno lugar de destaque. A excelência desta iguaria resulta de uma cuidada selecção da fruta e da utilização de vinho tinto da melhor qualidade, potenciando este enamorar de sabores que faz as delícias de quem procura uma sobremesa diferente e com personalidade.

Se adicionar a frescura de uma bola de gelado de nata ou baunilha, à pêra cortada em finas fatias vai descobrir novos sabores, pode também envolvê-la numa tarte ou semi-frio. São inúmeras as possibilidades, deixe-se levar pelo seu espírito criativo e mime o seu palato.

Nos cabazes de Natal “Roteiro de Sabores”, pode encontrar estes e outros produtos.

Aproveite a oportunidade para experimentar produtos nacionais de excelente qualidade, venha conhecer-nos em www.roteirodesabores.pt.

Leia este e outros artigos de interesse no Tumblr, Sapo ou Blogger.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s